Escola Professor Jairo Grossi promove III Mostra do Conhecimento

Escola Professor Jairo Grossi promove III Mostra do Conhecimento

Evento aprofunda na questão alimentar e sua importância para a saúde.

A Escola Professor Jairo Grossi promoveu no sábado (13) sua III Mostra do Conhecimento. O evento teve como tema ‘Alimentar a Vida’. A iniciativa faz parte de um projeto do 4º ano da escola. Durante a primeira etapa do ano letivo foi trabalhada com os estudantes a questão alimentar e toda a sua amplitude. Os tipos de alimentos, as doenças decorrentes da má alimentação, a necessidade de se ter uma alimentação variada, a pirâmide alimentar, alimentos perecíveis e não-perecíveis e tudo que diz respeito à alimentação. Os trabalhos foram expostos através de cartazes e foram realizadas apresentações especiais no pátio da escola.        

A supervisora pedagógica Poliana Marques deu mais detalhes. “Os cartazes foram produzidos em sala de aula, juntamente com os professores. Em casa, eles prepararam a fala, se aprofundando naquilo que já estavam estudando. Apresentaram em sala antes, para colegas e professoras, e agora para todo o público. É a parte prática que culmina nesse trabalho bonito que nós podemos ver aqui hoje.”                 

Estudantes de cursos da área de saúde do UNEC marcaram presença com dicas e orientações sobre uma alimentação saudável. É o caso da Nutrição.   A coordenadora do curso, Brunela Demoner Rossoni Laignier, explicou sobre como foi a participação no evento. “Muitas crianças trabalharam a questão da segurança alimentar e nutricional, como os alimentos devem ser higienizados, a questão microbiológica do alimento, a temperatura, o armazenamento, eles trabalharam também os grupos alimentares. O curso de Nutrição vem fazer a parte de avaliação nutricional, com orientações para conduzir uma alimentação saudável.”                       

Os familiares dos estudantes estiveram na Mostra do Conhecimento e consideraram o tema fundamental para o aprendizado e o bem-estar de toda família, no que diz respeito a uma alimentação adequada. É o caso de Elaine Cristina de Oliveira Aredes, mãe de aluno. “O trabalho é de suma importância. Hoje em dia a alimentação está deixando muito a desejar. As crianças, assim como os adultos, têm uma alimentação que não é saudável. As crianças não têm esse hábito alimentar saudável. A escola contribui muito com o aprendizado da criança.”           

Elaine acredita também que o consumismo e a industrialização permitem uma alimentação inadequada e que a escola, com esse trabalho, mostra para as crianças, de forma lúdica, a importância de se alimentar de forma correta.       

Já as crianças demonstraram ter adquirido um aprendizado que vão levar por muito tempo. “Aprendi bastante sobre a alimentação, sobre a pirâmide alimentar, sobre o que devemos comer. Os rótulos, os tipos de alimentos que a gente deve ingerir, as características de cada alimento, e todos os outros tipos. Gostei bastante. É uma experiência que a gente vai levar para o resto da vida”, afirma a aluna do 4º ano Bárbara Pires.

As atividades se estenderam ao longo de toda a tarde.

Fonte: www.diariodecaratinga.com.br

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter