Escola Jairo Grossi entre as melhores do País

Escola Jairo Grossi entre as melhores do País

A Escola Professor Jairo Grossi aparece no seleto grupo das melhores escolas do Brasil, de acordo com a pontuação de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ranking oficial foi divulgado no último dia 5 pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro e, neste ano, teve a participação de 15.640 escolas de todo o País. A ‘Jairo’ aparece muito bem entre as 6% com as notas mais altas do Brasil e entre as 9% de Minas Gerais.

Para a diretora Francisca Pires o resultado se deve a um minucioso projeto pedagógico e envolvimento coletivo de supervisores, professores, pais e “aluno focado”. “Pensamos, diariamente: qual escola queremos? Onde queremos chegar? Nossa preparação por resultados positivos é constante, é diária, e quando estes resultados chegam, é motivo de comemorarmos em conjunto, porque o esforço é coletivo”, ela comenta.

Uma prática que se tonou comum em muitas escolas é selecionar os melhores alunos e formar “turmas” especiais que realizam a prova do Enem e alcançam as posições mais altas no ranking para a escola utilizar esta informação no marketing. E, com isso, nem todos os alunos têm chances de apresentar o real desempenho da escola. 

A diretora frisa que “aqui, na ‘Jairo’, todos os nossos alunos fazem o exame em igualdade, todos têm oportunidades de mostrar desempenho e os resultados que alcançamos, de verdade, mostra o nosso potencial coletivo”. 

Se considerado apenas o número de alunos, somente três escolas entre as 20 mais bem posicionadas têm mais que 90 alunos. A maioria concentra salas pequenas com contingente que variam entre 14 e 67 alunos. A estratégia revela, segundo o Ministro da Educação, a tendência de formação de turmas que concentram apenas alunos de melhor rendimento. Entre os 20 colégios mais bem posicionados, cinco situam-se em São Paulo. Um deles criou uma escola específica em 2009 integrando alunos campeões de olimpíadas de conhecimento.

O importante é só competir?
Observamos ao longo da vida que quando a gente é criança se acostuma a receber a superproteção dos nossos pais. E a gente se acostuma a ouvir também: o importante é competir. Será, mesmo? Nossos pais sempre querem nos proteger das frustrações dos resultados. Mas será que esta é a melhor resposta para formar um cidadão nos dias tão competitivos de hoje?

A supervisora pedagógica Angélica Nunes Cota explica que a escola Prof. Jairo Grossi planeja suas ações pedagógicas pensando “em vestibulares, mas principalmente em preparar o aluno para a vida”.

Uma escola só consegue resultados investindo no seu maior patrimônio: seu aluno. “As atividades do dia a dia são essenciais para a construção de um aluno que fará a diferença nos resultados de avaliação e na vida”, conclui. Willian Ribeiro – Decom-UNEC

Data publicação 13/08/2015

http://www.asemanaagora.com.br/noticia/1949/11

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter