Alimentação saudável para crianças através da Escola

Alimentação saudável para crianças através da Escola

Mostra de Conhecimentos estimula mudança de hábitos e conscientização entre alunos do 4º ano do ensino fundamental

A saúde do corpo humano depende diretamente do que comemos. Dados do Ministério da Saúde apontam que a qualidade de vida dos brasileiros vem caindo em função dos hábitos alimentares e que doenças de caráter nutricional, como diabetes e hipertensão, aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Uma alimentação saudável, além de fundamental, está relacionada com a educação e o conhecimento que adquirimos sobre os alimentos. Foi com esse propósito que a Escola Prof. Jairo Grossi realizou na última quarta (26) a I Mostra de Conhecimentos, cujo tema foi “Alimentar a vida”. As turmas do 4º ano do ensino fundamental, divididas em grupos, puderam apresentar tudo o que aprenderam sobre uma alimentação saudável.

Segundo as professoras de Ciências, disciplina responsável pelo conteúdo, o projeto foi idealizado desde o ano passado, tendo em vista um aprendizado mais dinâmico e integrado para fortalecer o conteúdo da sala de aula. “Pensamos em como resignificar esse conteúdo, o alimento como fonte de energia, provocar nas crianças uma mudança de hábitos. Trabalhamos em sala de aula textos, oficinas, promovemos uma mobilização com toda a Escola através do Pit Stop, em que os alunos analisaram e avaliaram o lanche que cada estudante havia trazido para aula. E, a partir daí, planejamos essa Mostra de Conhecimentos para exibir os resultados obtidos”, a professora Elisângela Araújo descreve.

Dentre os temas abordados pela criançada, estão os cuidados de higiene na alimentação diária, formas de armazenar e conservar os alimentos, a pirâmide alimentar e os nutrientes necessários em uma dieta saudável. A professora Sílvia Fernandes conta que já observa os impactos do projeto no dia a dia e que notou a mudança de hábito no lanche dos alunos. “Os alunos ficaram mesmo preocupados com o que estavam trazendo para as refeições na Escola. Recebemos um retorno muito grande das crianças e dos familiares. Nós ensinamos a eles, eles passam para os pais e acabam envolvendo a família toda. Então, quando chegarem à fase adulta, já vão se preocupar mais com essa alimentação saudável”, considera ela.

Depoimento

Uma das mães que acompanhou o desenvolvimento dos trabalhos foi a Sílvia Fernandes, que fez questão de comparecer ao evento. Segundo ela, muitos pais a questionam e pedem dicas de como ensinar os filhos para bons hábitos na alimentação diária. “Através desse projeto, chamando a atenção das crianças, elas se conscientizam e vão se alimentar melhor”.

http://www.unec.edu.br/2017/05/03/alimentacao-saudavel-para-criancas-atraves-da-escola/

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter