Escola Técnica "Professor Jairo Grossi"

A menor distância entre você e o mercado de trabalho

Palavra da Diretora

A partir da década de 80, as novas formas de organização e de gestão modificaram estruturalmente o mundo do trabalho. Um novo cenário econômico e produtivo se estabeleceu com o desenvolvimento e emprego de tecnologias complexas agregadas à produção e prestação de serviços.

As empresas passaram a exigir trabalhadores mais qualificados. À destreza manual se agregam a novas competências relacionadas com a inovação, a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia na tomada de decisões, mediadas por novas tecnologias da informação. As mudanças aceleradas do sistema produtivo passam a exigir uma permanente atualização das qualificações e habilitações existentes e a identificação de novos perfis profissionais.

É necessária a formação de um profissional pautado no respeito aos valores estéticos, políticos e éticos. Cada profissão tem seu ideário, que é o que a valoriza, imprimindo o respeito, o orgulho e a dignidade daqueles que a praticam. A incorporação destes valores está centrada na estética da sensibilidade que está relacionada com os conceitos de qualidade e respeito ao cliente.

A preparação para a vida produtiva deverá constituir uma relação de valor do próprio trabalho e do trabalho dos outros, reconhecendo sua importância para o bem comum e a qualidade de vida. A ética da identidade, no testemunho da solidariedade e da responsabilidade, é a motivação intrínseca, para o trabalho de qualidade. A competência não se limita ao conhecer, mas vai além porque envolve o agir numa situação determinada: não é apenas saber, mas saber fazer.

Espera-se que a Escola “Professor Jairo Grossi” venha preparar profissionais com capacidade de aprender a aprender e a gerar autonomamente um conhecimento atualizado, inovador, criativo e operativo, que incorpore as mais recentes contribuições científicas e tecnológicas das diferentes áreas do saber.

Francisca Pires

Diretora