O olfato é um sentido muito especial, que nos conecta com as emoções de uma maneira única. O cheirinho de um bolo saindo do forno, por exemplo, pode nos lembrar do amor da nossa família, do carinho de quem cuida de nós. É como se o cheiro nos abraçasse e nos fizesse sentir seguros e felizes.
Na escola, o cheiro das flores nos canteiros e um pequeno jardim traz uma sensação de frescor e alegria, como se a natureza nos convidasse a brincar e explorar. Já o cheiro da terra depois da chuva nos faz pensar em novos começos, em tudo o que pode crescer e florescer quando damos atenção e carinho.
Em casa, o cheiro do café da manhã, o perfume do banho ou da essência de um perfume no abraço apertado de um pai ou de uma mãe tem o poder de trazer conforto e acolhimento. São fragrâncias que nos lembram de que estamos em um lugar seguro, rodeados por quem nos ama. E são inconfundíveis!
Há odores que podem nos afastar de momentos perigosos ou que nos alertam para algo que não vai bem. Logo, há cheiros que nos protegem.
Os cheiros são como pequenos sinais que o mundo nos dá, dizendo que a vida é cheia de momentos gostosos, de carinho e de alegria. E cada cheiro que sentimos é uma lembrança de que as emoções também moram dentro de nós, prontas para serem descobertas e vividas.