Caratinguense classificado para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro

Caratinguense classificado para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro

Yago Pessoa garantiu uma das oito vagas destinadas a Minas Gerais e participará de jornada de simulação parlamentar em Brasília

CARATINGA- A Câmara dos Deputados tornou público o resultado da seleção final para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2017. E o caratinguense Yago Pessoa Lima, aluno da Escola Jairo Grossi garantiu sua vaga entre os 78 estudantes que participarão da jornada de simulação parlamentar em Brasília (DF).

O evento será realizado de 25 a 29 de setembro de 2017, na Câmara dos Deputados. O número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal é distribuído de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. Em Minas Gerais ainda foram classificados outros sete alunos das cidades de Lima Duarte, Varginha, Congonhas, Cataguases, Juatuba e Divinópolis.

Na edição do dia 7 de julho de 2017, o DIÁRIO trouxe uma reportagem com Yago Pessoa e Carlos Gabriel, que estavam pré-classificados para o PJB. Na lista de todos os estudantes pré-selecionados pelas Secretarias de Educação, em ordem de classificação, conforme a sua pontuação final e a aplicação dos critérios de desempate, Yago aparece em quinto lugar, com 91 pontos, levando em consideração a maior nota no critério originalidade.

Yago citou que foi o único a fazer o projeto na Escola Professor Jairo Grossi e se interessou pelo programa, mesmo a escola não tendo recebido a palestra que convidava os alunos para o projeto. “Tive o contato na verdade por estar associado ao Movimento Estudantil e decidi participar do projeto porque achei uma oportunidade muito interessante. O Cineclube Maria Sena e a Prefeitura nos forneceram o curso, que nos auxiliou a organizar os projetos, senão, teria sido bem difícil, até impossível fazê-los”.

O estudante ainda comentou que acompanha as questões políticas e já demonstrava confiança para a fase final. “Acho que tudo começa pela educação, até meu projeto é sobre isso, não consigo imaginar que a gente consiga melhorar um País sem trabalhar desde a base. A educação é a melhor forma de produzir uma população conscientizada e ativa. Sou bem politizado, tenho até prazer de acompanhar essas coisas. Espero muito que eu consiga chegar na fase final, não é fácil, agora vamos torcer para que meu projeto seja bem visto”.

PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO

O PJB simula uma jornada parlamentar, na qual os jovens estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal, por meio de debates e votações. A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e a cidadania.

Para participar era necessário ser aluno do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos, para participar. O candidato teria que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.

Os interessados precisaram elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deveria ter impacto nacional.

Fonte:www.diariodecaratinga.com.br

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter